A Prefeitura de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, limitou o trânsito de ônibus e vans de turismo na cidade.
Agora os passeios de um dia estão limitados a no máximo 60 ônibus e 30 vans. Cada veículo pode permanecer na cidade por até 4 horas e em períodos escalonados.
Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira e atrai turistas pelo clima frio de montanha e a arquitetura no estilo suíço.
O decreto da prefeitura foi publicado nesta quarta-feira, mas as novas regras começaram a ser aplicadas, sem aviso prévio, no feriado de Corpus Christi.
A data marca o início da alta temporada na cidade e as mudanças pegaram o setor de turismo de surpresa.
A agente de turismo, Patrícia de Biase, teve que se entender com clientes que tinham fechado pacotes de viagem mas tiveram as autorizações de visita canceladas. Para ela, as regras excluem os turistas que andam de ônibus.
As mudanças foram alvo de protestos e a prefeitura até flexibilizou algumas normas, como autorizar a entrada dos ônibus para o embarque de passageiros em hotéis e pousadas, mas as medidas continuam impactando.
Flavia Vieira é dona de um restaurante na cidade focado em viagens de grupo. Para o próximo final de semana praticamente metade dos clientes já cancelou as reservas.
Em nota, a prefeitura de Campos do Jordão justificou a decisão como uma medida de extrema urgência em função da pandemia de coronavírus e também para melhorar a mobilidade na cidade. Segundo a nota, já é possível notar melhoras no trânsito.