Eleitor com pendência pode regularizar documento que precise de título

Publicado em 25/06/2022 - 14:00 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem perdeu o prazo para regularizar a situação eleitoral, e não vai conseguir votar este ano - mas precisa do título para outras finalidades -, deve solicitar a certidão circunstanciada. O documento tem validade provisória, e é emitido pelos cartórios eleitorais do país.

Ou seja, quem perdeu o prazo – encerrado no dia 4 de maio - para regularizar a situação e ficar apto para votar nas eleições deste ano, pode utilizar essa certidão para outros fins, como regularizar passaporte, CPF, solicitar diploma ou fazer matrícula em universidade ou instituição de ensino.

A certidão circunstanciada é fornecida pelos cartórios eleitorais, e vale até a reabertura do cadastro eleitoral. Obter o documento é simples: basta se dirigir a algum cartório eleitoral, levando título e um documento de identificação com foto.

Quem não sabe onde fica o cartório em sua cidade, pode consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo
Cultura

Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

 É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada, anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Nos últimos dias, ocorreu a explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo