Marinha e Polícia Federal buscam jornalista e indigenista da Funai

Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos no Amazonas há 48h

Publicado em 07/06/2022 - 10:38 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Prosseguem as buscas ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista Dom Phillips, no Amazonas.

Os dois desapareceram no fim de semana. Eles tinham ido a uma localidade chamada Lago do Jaburu, onde o jornalista faria uma entrevista. Em seguida, no domingo, passaram pela comunidade de São Rafael, de onde seguiram para Atalaia do Norte. Foi no percurso de barco entre esses dois últimos locais, que eles sumiram .

Em nota, a Unijava - União das Organizações Indígenas do Vale do Javari, informou que Bruno é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região. Ele é funcionário da Funai e está de licença. 

Já o jornalista é colaborador do jornal The Guardian, e trabalha em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson.

Segundo a Unijava, a última informação é da comunidade São Gabriel, que fica abaixo da São Rafael, com relatos de que avistaram o barco passando em direção a Atalaia do Norte.

Pelo Twitter, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que desde que tomou conhecimento do caso estão sendo feitas operações de busca na região, em conjunto com a Marinha. Equipes da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Funai também participam. A procura está sendo feita ainda por via terrestre e aérea.

A Procuradoria-Geral da República acompanha o caso. Na tarde dessa segunda-feira (6), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, se reuniram em Brasília. 

O Ministério Público Federal no Amazonas abriu um procedimento administrativo para acompanhar questão.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que está colocando o Estado à disposição para apoiar as buscas e investigações no desaparecimento do indigenista e do jornalista. 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde reembolsaram ao SUS mais de R$ 5 bi de 2015 a 2020

Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou a 6ª edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados.

Baixar arquivo
Política

Acompanhe a agenda de cinco dos candidatos à Presidência da República

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em média, cerca de 112 mil queimadas são registradas por ano no país

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que realiza esse monitoramento desde 1998. Entre os biomas, o cerrado é o mais atingido.

Baixar arquivo