Operação investiga policiais que contrabandiavam cigarros no Paraná

Publicado em 09/06/2022 - 16:26 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Oito policiais militares foram presos e um afastado, nesta quinta-feira, em consequência de uma operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa de contrabando de cigarros.

As investigações da Operação Capital duraram sete meses, até a PF levantar provas suficientes de que os policiais militares eram coniventes com as ações e recebiam propina para não prender os envolvidos.

Segundo a Polícia Federal, os investigados chegaram a movimentar 750 mim maços de cigarros em apenas uma noite. Em valor de mercado, essa movimentação corresponde a quase R$ 4 milhões.

O delegado da PF Pedro Henrique Oliveira explicou que as mercadorias eram trazidas do Paraguai para a cidade de Altônia, no Paraná, à qual eles se referiam como “capital”, daí o nome da operação. Durante as investigações, identificou-se que, com a movimentação financeira, os criminosos levavam vida de luxo. O delegado contou que havia cooperação até mesmo de policiais militares.

A Operação Capital ocorreu próximo à fronteira do Brasil com o Paraguai, na região da cidade de Guaíra, no Paraná. Quase 400 policiais federais saíram às ruas para prender, preventivamente, 64 pessoas envolvidas com a organização criminosa. Segundo a PF, foram emitidos, ao todo, 147 mandados a serem cumpridos no Paraná, nas cidades de Guaíra, Terra Roxa, Iporã, Francisco Alves, Umuarama, Cafezal do Sul e Altônia. Em Santa Catarina a operação foi em Camboriú.

A justiça determinou o sequestro de 31 imóveis, além do bloqueio de contas em nome dos chefes da organização, que enriqueceram com os crimes. Os investigados devem responder pelos crimes de contrabando, participação em organização criminosa e corrupção ativa e passiva. Se condenados, podem pegar mais de 25 anos de prisão.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo