Operação realiza ação contra abuso e exploração sexual de menores

Publicado em 30/06/2022 - 16:16 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Operação Luz na Infância, que tem como foco identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticados na internet, começou na manhã desta quinta-feira (30), com 163 mandados de busca e apreensão, sendo 74 deles no Brasil. E teve prisões. Até o início da tarde, somente em São Paulo, 14 pessoas tinham sido presas.

Também participam da ação as polícias dos países da Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai, onde estão sendo cumpridos mais 89 mandados. No exterior, duas pessoas já foram presas: uma no Equador e outra na Costa Rica. Essa é a nona fase da Operação Luz na Infância, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Publica e conta com a integração das Polícias Civis de 13 estados.

O coordenador de Operações Cibernéticas, do Ministério da Justiça, Alessandro Barreto, chama a atenção para a vulnerabilidade das crianças durante a pandemia de covid, já que elas ficaram mais conectadas na internet, e assim, se tornaram alvo para criminosos que criam perfis falsos para atrair o público infantil. Ele alerta para a importância dos pais em cuidar do que os filhos acessam na rede, para evitar esse tipo de crime:

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilhar; e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justiça

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Política

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo