Projeto busca dar autonomia para adultos com deficiência intelectual

Publicado em 08/06/2022 - 07:57 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dar independência e autonomia para adultos com deficiência intelectual e autismo. Com esse objetivo foi criado um projeto pioneiro de moradia independente, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, no antigo Hotel Novo Mundo. A iniciativa é da ONG Instituto JNG e existe há oito meses. O projeto tem uma base de apoio 24h por dia no 11º andar, onde ficam os apartamentos. A equipe é responsável por monitorar as rotinas, dar suporte para atividades domésticas e lidar com imprevistos.

Pedro Sá Baião tem Síndrome de Down e faz faculdade de Produção Audiovisual. Ele é um dos moradores e conta o que mudou na vida dele.

Bancado pelas famílias, o custo mensal de cada morador é de pelo menos R$ 7.500. O valor inclui aluguel, condomínio, internet, TV a cabo e assistência 24h por dia com profissionais capacitados. Refeição e serviços médicos são cobrados a parte. O apartamento tem banheiro, quarto e cozinha. O prédio tem áreas de uso comum, como escritórios, cinema e cozinha comunitária.

O projeto atende atualmente seis pessoas. A iniciativa só funciona na capital. Os moradores têm entre 27 e 32 anos. A maioria vem da casa dos pais. Mesmo sendo jovens, não há limite de idade, nem restrições ao tipo de deficiência. A diretora e fundadora do Instituto JNG, Flávia Poppe, explica que a ideia do projeto é promover perspectiva de vida.

Outra participante do projeto é a Manuela Merquior, de 27 anos. Ela, que tem deficiência intelectual, avalia que a moradia independente trouxe amadurecimento.

Para se inscrever no projeto é necessário passar por entrevistas para mapeamento das rotinas, atividades e aspirações. A avaliação é para definir os apoios necessários para que o adulto com deficiência viva com autonomia e seja o mais independente possível, mesmo se for altamente dependente.

Para mais informações acesse o site: www.institutojng.org.br.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo