Senado aprova comissão para apurar desaparecimento na Amazônia

Indigenista da Funai e jornalista não são vistos desde 5 de junho

Publicado em 14/06/2022 - 12:09 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal prossegue com as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira. Nessa segunda-feira (13), divulgou nota negando que os corpos haviam sido encontrados. No domingo (12), bombeiros envolvidos na operação descobriram uma série de pertences dos dois como mochila com roupas, um par de botas, chinelos e cartão de saúde.

A Polícia Federal  já tinha encontrado, na sexta-feira (10), material orgânico, aparentemente humano, próximo ao Porto de Atalaia, que foi encaminhado para  o Instituto Nacional de Criminalística da PF.

Também estão sendo analisadas amostras do sangue encontrado na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira. Ele está preso temporariamente desde a semana passada suspeito de envolvimento com o caso. O resultado deve sair nesta semana.

O plenário do Senado Federal aprovou nessa segunda-feira (13) a criação de uma comissão externa temporária para acompanhar buscas e investigar o desaparecimento dos dois.

A comissão deve durar cerca de 2 meses. Será formada por 9 senadores das comissões de Constituição e Justiça, de Meio Ambiente e de Direitos Humanos do Senado, que irão até o Vale do Javari.

Já os servidores da Funai de Brasília e de Santa Catarina estão de braços cruzados por 24 horas. Segundo o movimento, o órgão não atendeu nenhuma reivindicação nem manifestou solidariedade às famílias dos desaparecidos.

A Funai informou que tem trabalhado intensamente nas buscas na região do Vale do Javari, na Amazônia. Disse ainda, que tem realizado ações permanentes e contínuas de monitoramento, fiscalização e vigilância territorial na Terra Indígena Vale do Javari, a segunda maior do país, em conjunto com órgãos ambientais e de segurança pública.

Dom Phillips, que é jornalista do jornal britânico The Guardian, e Pereira, servidor licenciado da Funai, foram vistos pela última vez na manhã de domingo, 5 de junho, no Vale do Javari. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte, quando sumiram sem deixar vestígios.

O indigenista informou que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que investiga a denúncia.

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo