Senado aprova estado de emergência até o fim do ano

Publicado em 30/06/2022 - 21:57 Por Daniel Ito, da Rádio Nacional - Brasília

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (30), a proposta de emenda à Constituição que estabelece estado de emergência até o fim deste ano, com o objetivo de ampliar o pagamento de benefícios sociais. Com a aprovação em dois turnos, agora o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta prevê a destinação de mais de R$ 41 bilhões, fora do teto de gastos e da lei de responsabilidade fiscal.

A legislação brasileira proíbe a criação de programas sociais em ano eleitoral. O estabelecimento de um estado de emergência é uma das exceções previstas em lei; e por isso, essa foi a saída encontrada pelos parlamentares para permitir a destinação desses recursos.

A PEC reajusta o vale gás para 120 reais e aumenta o valor do Auxílio Brasil para 600 reais, além de zerar a fila de espera do benefício. Nesses casos, não há restrição legal, por se tratarem de programas que já estão em vigor. A proposta inclui, ainda, o pagamento mensal de MIL reais para caminhoneiros. Todas essas medidas valem durante a vigência do estado de emergência, até o fim de 2022.

Após a aprovação do texto, o relator da PEC, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, comemorou a agilidade do Senado Federal para aprovar as medidas emergenciais.

A PEC ainda prevê um benefício para profissionais cadastrados como motoristas de táxi até o fim de maio deste ano e um reforço orçamentário para o programa Alimenta Brasil, que promove compra de alimentos de pequenos produtores.

Agora, na Câmara dos Deputados, a proposta também precisa ser aprovada por três quintos dos parlamentares, com votação em dois turnos. Caso o texto seja aprovado sem alterações pelos deputados, a PEC vai seguir para sanção presidencial.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo
Cultura

Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

 É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada, anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Nos últimos dias, ocorreu a explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo