Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Publicado em 02/07/2022 - 17:41 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O principal reservatório que abastece a grande São Paulo, o Cantareira, voltou ao estado de alerta após o nível da água descer abaixo dos 40%.

Neste sábado (2), o reservatório se encontra com 39% da capacidade. Nessa mesma data do ano passado o Cantareira estava com 44% do total.

A Sabesp, empresa responsável pelo reservatório, informou que ainda não há risco de desabastecimento, apesar do alerta, pois o Sistema Integrado que atende São Paulo é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade; nível similar ao de 2021, quando o sistema operava com 52% nessa mesma data do ano.

Além disso, a companhia informou que atualmente está retirando do sistema Cantareira 22 metros cúbicos de água por segundo, abaixo do limite máximo permitido de 27 metros cúbicos a cada segundo.  

De toda forma, o nível atual do Cantareira é o mais baixo para o início de julho desde 2015.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Carro explode durante abastecimento em posto no Rio de Janeiro

Um frentista morreu e quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

O modelo  “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Baixar arquivo
Saúde

Maior parte do país tem queda nos casos de síndromes respiratórias

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, faz um alerta para três capitais onde os casos podem subir nas próximas seis semanas: Belém, Boa Vista e Recife.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Neste sábado (13), Botafogo e Atlético Goianiense se enfrentam no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

BNDES registra lucro de R$ 11,7 bilhões no segundo trimestre de 2022

O desempenho foi influenciado por receita com dividendos e a recuperação de crédito em função da liquidação integral da dívida do Grupo Oi.

Baixar arquivo