logo Radioagência Nacional
Geral

Chuvas no RN: Defesa Civil monta gabinete para auxiliar municípios

Baixar
Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional
11/07/2022 - 12:35
São Luís

Nos últimos dias, as chuvas deixaram vários municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência e, para agilizar o acesso dessas cidades aos recursos federais, a Defesa Civil Nacional montou, nesse fim de semana, em Natal, um Gabinete de operações.

A sala de operações federais conta com atuação dos Ministérios da Saúde, da Cidadania, do Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de várias Secretarias Estaduais e da Defesa Civil Nacional e Estadual. 

Nesse domingo, já ocorreu uma primeira reunião do Gabinete com os engenheiros das cidades atingidas para dar orientações técnicas para que os municípios preencham corretamente os planos de trabalho com solicitação de recursos ao Governo Federal. Os prefeitos dos municípios atingidos solicitaram o aluguel de máquinas, o envio de mais motobombas para retirada da água acumulada, além de mangueiras e cestas básicas para os atingidos pelas enchentes. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, até a manhã desta segunda-feira, o Rio Grande do Norte tem 19 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. São mais de 2.100 pessoas que precisaram sair temporariamente de suas residências. Mais de 1500 estão desabrigadas. Outros 80 mil potiguares foram afetados pelas chuvas de alguma maneira. 

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a Emparn, foram registrados mais de 380 mm de chuvas somente na capital, desde o dia primeiro de julho. O índice superou o valor esperado para o período, que era de pouco mais de 250 mm.  Dezenas de municípios do litoral leste do estado tiveram esta mesma precipitação de chuvas no mesmo período.

Esta semana, apesar da diminuição no volume, a chuva persiste na costa leste do Nordeste, principalmente nos estados da Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Bahia, o que redobra a atenção na região.

x