Quem está inscrito no CadUnico, o Cadastro Único para programas sociais, conta com um benefício voltado para quem tem entre 15 e 29 anos de idade.
É a ID Jovem, a carteira de identidade oferecida para jovens cujas famílias recebem até dois salários mínimos.
Com o documento, o jovem tem isenção da taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil, e outros benefícios, como informa o secretário nacional da Juventude, Luiz Felipe Custódio.
A ID Jovem permite ainda outras vantagens, como duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em transporte interestadual, por veículo, embarcação ou trem comum.
A estudante de estética Ana Luiza Silva, de 20 anos, já tirou a ID Jovem dela. Ela conta como soube do documento e diz que já utilizou uma das vantagens.
Para emitir a ID Jovem, é preciso antes conferir se o beneficiário possui o NIS - Número de Identificação Social – encontrado no endereço eletrônico do Cadastro, ou no aplicativo Meu CadÚnico. Também é possível conferir ligando para o número 0800 707 2003.
Com o NIS, o jovem poderá gerar a Identidade pelo aplicativo ID Jovem, disponível para os sistemas Android e IOS, ou pelo endereço eletrônico do ID Jovem, informando o número do NIS; nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Caso não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado nos últimos dois anos, é preciso procurar um Cras, Centro de Referência de Assistência Social, o mais próximo de casa, e lá se inscrever no programa.