Número de idosos cresce 40% entre 2012 e 2021, diz IBGE

Publicado em 22/07/2022 - 12:40 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de idosos no país aumentou quase 40% entre 2012 e 2021, de acordo com os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE, nesta sexta-feira.

A parcela de pessoas com 60 anos ou mais foi estimada em 14,7% da população em 2021. Em 2012, era pouco mais de 11%. As pessoas de 65 anos ou mais atingiram 10,2% da população total. Já o número de brasileiros com menos de 30 anos caiu 5,4%, no período.

O IBGE ressaltou que alguns dados foram ajustados com base nas estimativas de população projetadas em 2018 e que, portanto, não incorporaram os efeitos da pandemia de covid-19, que registrou aumento dos óbitos na faixa etária mais idosa.

Segundo Gustavo Fontes, analista do IBGE, o Censo de 2022 pode trazer algum ajuste nesses resultados, mas a evolução do envelhecimento da população do país é uma tendência que deve se confirmar.

Outro resultado que chama a atenção na pesquisa é o recorte por raça/cor. Entre 2012 e 2021, houve um aumento de 32,4% das pessoas autodeclaradas pretas e de 10,8% para pardas, enquanto a população que se declarava de cor branca não apresentou variação relevante. A Região Nordeste registrou a principal expansão da participação das pessoas declaradas pretas e a região sul, para as de cor parda.

Gustavo Fontes, do IBGE, avalia alguns fatores que podem ter contribuído para o aumento da participação de negros na população do país.

A Pnad Contínua ainda mostrou aumento de moradias individuais. Em dez anos, a proporção de unidades domésticas com apenas um morador, passou de 12,2% para quase 15% do total. Os homens eram 56,6% das pessoas que moravam sozinhas. As regiões sul e sudeste tinham a maior parcela de moradores individuais.

A forma mais frequente de arranjo em domicílios continua sendo a de casais, com ou sem filhos, ou famílias chamadas monoparentais, mães ou pais com filhos.

A população total do país cresceu 7,6% e chegou a 212 milhões de habitantes em 2021.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo