Telefonia 5G começa a funcionar em algumas regiões de Brasília

Publicado em 06/07/2022 - 08:15 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alguns brasilienses acordaram com a internet dos smartphones e tablets turbinada. É a telefonia móvel de quinta geração, o 5G, que começa a funcionar nesta quarta-feira em Brasília. A experiência na capital do país vai ajudar a melhorar a instalação do 5G nas demais cidades.

O engenheiro de telecomunicações Anderson Khol, destaca que a nova tecnologia vai deixar as nossas conexões mais velozes.

Procuramos as três principais operadoras de telefonia móvel. Elas responderam em nota. A Claro informou que inicialmente o sinal do 5G vai chegar ao Plano Piloto e ao Lago Sul. Aos poucos vai alcançar outras áreas do Distrito Federal.

A TIM confirmou a ativação imediata de 100 antenas, alcançando metade da população do DF. O sinal vai chegar ao Plano Piloto e às regiões administrativas que ficam a Sul e a Oeste da capital, como Santa Maria, Gama, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga e Guará.

Já os clientes da Vivo terão de esperar. A operadora ainda aguarda a liberação de uso da frequência.

Nesta primeira etapa de implantação, o 5G vai usar a mesma frequência das antenas parabólicas, 3,5 Gigahertz. Por isso, quem usa esse tipo de antena precisa trocar, para continuar assistindo à TV aberta. Será necessário fazer a troca em mais de 3.300 endereços no Distrito Federal.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, explicou que as novas antenas parabólicas são menores, do tamanho daquelas de TV por assinatura.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do Governo Federal podem receber gratuitamente a nova antena. Para isso, basta acessar o site sigaantenado.com.br e fazer o agendamento.

No fim do ano passado, quando ocorreu o leilão das frequências de 5G, o serviço estava previsto para chegar a todas as capitais neste mês de julho. Agora, este prazo é o dia 28 de setembro. Até 2029, todos os municípios brasileiros devem ter 5G e 9 mil localidades remotas devem estar cobertas com o 4G.

*Com produção de Joana Lima, da Rádio Nacional

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo