Telefonia 5G começa a funcionar em algumas regiões de Brasília

Publicado em 06/07/2022 - 08:15 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alguns brasilienses acordaram com a internet dos smartphones e tablets turbinada. É a telefonia móvel de quinta geração, o 5G, que começa a funcionar nesta quarta-feira em Brasília. A experiência na capital do país vai ajudar a melhorar a instalação do 5G nas demais cidades.

O engenheiro de telecomunicações Anderson Khol, destaca que a nova tecnologia vai deixar as nossas conexões mais velozes.

Procuramos as três principais operadoras de telefonia móvel. Elas responderam em nota. A Claro informou que inicialmente o sinal do 5G vai chegar ao Plano Piloto e ao Lago Sul. Aos poucos vai alcançar outras áreas do Distrito Federal.

A TIM confirmou a ativação imediata de 100 antenas, alcançando metade da população do DF. O sinal vai chegar ao Plano Piloto e às regiões administrativas que ficam a Sul e a Oeste da capital, como Santa Maria, Gama, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga e Guará.

Já os clientes da Vivo terão de esperar. A operadora ainda aguarda a liberação de uso da frequência.

Nesta primeira etapa de implantação, o 5G vai usar a mesma frequência das antenas parabólicas, 3,5 Gigahertz. Por isso, quem usa esse tipo de antena precisa trocar, para continuar assistindo à TV aberta. Será necessário fazer a troca em mais de 3.300 endereços no Distrito Federal.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, explicou que as novas antenas parabólicas são menores, do tamanho daquelas de TV por assinatura.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do Governo Federal podem receber gratuitamente a nova antena. Para isso, basta acessar o site sigaantenado.com.br e fazer o agendamento.

No fim do ano passado, quando ocorreu o leilão das frequências de 5G, o serviço estava previsto para chegar a todas as capitais neste mês de julho. Agora, este prazo é o dia 28 de setembro. Até 2029, todos os municípios brasileiros devem ter 5G e 9 mil localidades remotas devem estar cobertas com o 4G.

*Com produção de Joana Lima, da Rádio Nacional

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justiça

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Política

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo