logo Radioagência Nacional
Geral

Cariocas que usam antena parabólica podem trocar por receptor digital

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
04/08/2022 - 14:33
Rio de Janeiro

Todas as famílias cariocas que utilizam antena parabólica e fazem parte do Cadastro Único poderão trocar o aparelho de graça por um outro mais moderno com transmissão de TV digital. A iniciativa deve beneficiar 25.900 domicílios somente na capital.

A troca faz parte da política de desocupação da banda de 3,5 GHz que vai transmitir o sinal do 5G, e que hoje é utilizada pelas parabólicas tradicionais. Algumas semanas após a desocupação, a nova tecnologia de internet mais rápida começará a funcionar na cidade do Rio. Isso deve acontecer ainda no mês de agosto, mas não há data definida.

O presidente da Siga Antenado, entidade criada para apoiar a transmissão de sinal, Leandro Guerra, explica as vantagens do 5G e faz um alerta para quem não fizer a troca dos transmissores.

Esse processo já foi iniciado nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. Nesta última, as antenas do 5G começaram a funcionar nesta quinta-feira e, em 22 dias, cerca de 1 mil instalações para a troca das antenas foram agendadas.

Junto com o Rio, a Siga Antenado também está fazendo a migração nas cidades de Goiânia, Salvador e Curitiba, mas todas as capitais devem receber o 5G até o final de agosto. Em seguida, o sinal será expandido para as cidades com mais de 500 mil habitantes até o final do ano. Em paralelo às trocas das antenas domésticas, a entidade também está instalando filtros nos transmissores profissionais, como os de radiodifusão, para evitar interferências.

Para agendar a instalação ou saber se você tem direito é preciso ligar para o número 08007292404. Ou acessar o site sigaantenado.com.br. Quem tem parabólica mas não está elegível à receber o kit gratuito, deve adquirir uma nova antena.

x