53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Publicado em 16/08/2022 - 13:00 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Em 2021, 93% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessaram a internet. O dado é da pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br.

Há 12 anos a pesquisa monitora o acesso à conectividade em território nacional. Em 2019, ano que antecede a pandemia de coronavírus, 89% tinham acesso à internet.

O avanço da conexão foi maior principalmente nas áreas rurais, que saltou de 75 para 90%, na região Nordeste, saindo de 79 para 92% e entre crianças entre 9 e 10 anos, que saiu de 79 para 92%.

Mas se a pandemia ajudou a acelerar a conectividade, a qualidade do acesso revela desigualdades profundas.

Pouco mais da metade das crianças e adolescentes, 53%, tem apenas o celular para se conectar. Nas famílias de mais baixa renda, nas classes D e E, os celulares são a única ferramenta de conexão para 78%.

Para a coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, a qualidade do acesso passa a ser mais um parâmetro para medir as desigualdades.

Segundo o estudo, apenas 16% das crianças de baixa renda conseguem acessar a internet por meio de computadores. Na média, esse índice fica em 44%.

A pesquisa também avaliou a relação dos jovens com as redes sociais e o que chamou a atenção foi a presença do TikTok. A rede de compartilhamento de vídeos curtíssimos, que sequer aparecia na pesquisa anterior, agora reúne os perfis de 58% das crianças e adolescentes, ficando à frente do Facebook, com 51%. A proporção de perfis no Instagram também saltou de 45% para 62%.

O tipo de uso das redes sociais acende alguns alertas como a exposição a conteúdos publicitários que sequer são percebidos assim.

O estudo mostra que oito em cada dez adolescentes viram divulgação de produtos ou marcas na internet.

A pesquisa ouviu 2.651 crianças e adolescentes entre outubro de 2021 e março de 2022 em todo o país.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo