Defesa de Gabriel Monteiro pede arquivamento de processo

Publicado em 11/08/2022 - 07:52 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A defesa do vereador Gabriel Monteiro, acusado de quebra de decoro parlamentar, após denúncias de assédio sexual e manipulações, pediu o indeferimento e arquivamento do processo no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio.

No relatório final, o vereador Chico Alencar pediu a cassação do mandato de Monteiro. Os advogados de Gabriel afirmaram que, após analisar os fatos durante a instrução do processo e oitivas das testemunhas, ficou clara a inocência dele.

Segundo os advogados, as alegações quanto à gravação de ato sexual com uma menor de idade foram devidamente esclarecidas por depoimento da jovem e sua responsável, que afirmaram que a menor omitiu sua idade real.

Sobre as ações gravadas em vídeo na região da Lapa, quando um homem em situação de rua é convencido a participar da simulação de roubo a uma mulher e depois é agredido pela equipe do vereador, a defesa sustentou que um dos seguranças agiu em legítima defesa.

Quanto ao vídeo em que Gabriel Monteiro aparece induzindo as falas de uma criança em situação de vulnerabilidade em um shopping center, os advogados alegaram que a responsável pela menina esclareceu que a criança jamais fora exposta a qualquer constrangimento ou situação vexatória.

O relatório será votado no Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio nesta quinta-feira e precisa da maioria absoluta dos votos dos seus membros para ser aprovado. Se o parecer for favorável, ele ainda será encaminhado para votação no plenário da casa. Para cassação, a decisão precisa do apoio de dois terços dos vereadores da Casa.  

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo