Diário Oficial do Rio volta a funcionar após ataque hacker

Publicado em 19/08/2022 - 11:52 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cinco dias depois do ataque hacker ao Datacenter, o Diário Oficial do Município voltou ao ar, e trouxe resoluções que adiam prazos para recursos de multas e de vistoria de veículos. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento informou que não vai considerar como úteis os dias de paralisação do sistema. Para o pagamento de ITBI, por exemplo, o cidadão pode gerar um novo protocolo para receber outra guia com data atualizada de vencimento.

Os contribuintes que emitem a Nota Carioca podem preencher um Recibo Provisório de Serviço, obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. 

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes voltou a se reunir com dirigentes do primeiro escalão da administração municipal, no gabinete de crise. De acordo ele, o retorno pleno do Portal online e todas as páginas de serviços aos cidadãos permanecerão fora do ar até que o ambiente digital esteja protegido e seguro. Enquanto isso, será utilizado o site “prefeitura.rio” como plataforma para levar informação aos cariocas.

Por conta do ataque hacker ao Datacenter da prefeitura do Rio, a Secretaria de Assistência Social suspendeu o atendimento do CadÚnico, nos Centros de Referência. Os demais atendimentos estão funcionando normalmente, assim como o Centro de Operações, o serviço 1746 e o aplicativo Táxi.Rio. 

O ataque hacker ao Datacenter da prefeitura carioca, na última segunda-feira, foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo