Cinco dias depois do ataque hacker ao Datacenter, o Diário Oficial do Município voltou ao ar, e trouxe resoluções que adiam prazos para recursos de multas e de vistoria de veículos. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento informou que não vai considerar como úteis os dias de paralisação do sistema. Para o pagamento de ITBI, por exemplo, o cidadão pode gerar um novo protocolo para receber outra guia com data atualizada de vencimento.
Os contribuintes que emitem a Nota Carioca podem preencher um Recibo Provisório de Serviço, obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente.
Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes voltou a se reunir com dirigentes do primeiro escalão da administração municipal, no gabinete de crise. De acordo ele, o retorno pleno do Portal online e todas as páginas de serviços aos cidadãos permanecerão fora do ar até que o ambiente digital esteja protegido e seguro. Enquanto isso, será utilizado o site “prefeitura.rio” como plataforma para levar informação aos cariocas.
Por conta do ataque hacker ao Datacenter da prefeitura do Rio, a Secretaria de Assistência Social suspendeu o atendimento do CadÚnico, nos Centros de Referência. Os demais atendimentos estão funcionando normalmente, assim como o Centro de Operações, o serviço 1746 e o aplicativo Táxi.Rio.
O ataque hacker ao Datacenter da prefeitura carioca, na última segunda-feira, foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.