Direito da USP reúne multidão no ato em defesa da democracia

Publicado em 11/08/2022 - 21:03 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

O ato em defesa da democracia e do processo eleitoral reuniu, nesta quinta-feira, lideranças políticas, intelectuais, empresários, sindicatos e artistas na Faculdade de Direito da USP, Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista.

Uma multidão acompanhou as leituras e discursos a partir de um telão em frente ao prédio.

A manifestação começou com discursos e a leitura do manifesto em defesa da democracia divulgado na semana passada em jornais de circulação nacional, articulado pela Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e assinado por mais de 100 entidades. 

Na abertura, no salão nobre da Faculdade de Direito, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior falou: “Estamos aqui para defender a legislação eleitoral, a Justiça Eleitoral, o sistema eleitoral com as urnas eletrônicas, que a vontade do povo brasileiro seja respeitada e seja soberana”.

O advogado Oscar Vilhena Vieira, membro da Comissão Arns e da comissão que idealizou o manifesto, ressaltou que se trata de uma organização sem vinculação com partidos políticos: “Este não é um manifesto partidário, mas é um momento solene no qual as principais entidades da sociedade civil brasileira vêm celebrar o compromisso maior com a democracia”.

Já Beatriz Lourenço do Nascimento, membro da Coalizão Negra por Direitos acrescentou: “Qualquer projeto ou articulação por democracia no país exige o firme e real compromisso de enfrentamento ao racismo."

Estavam presentes o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, a presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal, Neca Setubal, além de líderes de centrais sindicais.

Em seguida, foi lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!, documento articulado pela USP que já coletou mais de 920 mil assinaturas pela internet. A leitura foi feita no Pátio das Arcadas, dentro do prédio da faculdade, pela Professora da Faculdade de Direito da USP e da Universidade Zumbi dos Palmares, Eunice de Jesus Prudente; pelo advogado e ex ministro do Superior Tribunal Militar, Flavio Flores Bierrenbach, e as professoras da Faculdade de Direito da USP, Maria Paula Dallari Bucci e Ana Elisa Liberatore Silva Bechara.

O documento  foi inspirado na Carta aos Brasileiros, lida em 1977 no mesmo local: “No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”.

O texto lembra ainda a construção do atual regime democrático a partir da base da Constituição Federal de 1988: “Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para o país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular”.

São apontados ainda os desafios para o aprofundamento da democracia no país: “Muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude”.

Após a leitura, a cantora Daniella Mercury recitou, de uma sacada, alguns versos: “Não há democracia se a população LGBTQI+ não tiver os mesmos direitos”. 

Com informações da Agência Brasil

 

Edição: Agência Brasil

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo