Mesários já podem realizar treinamento on-line do TSE pelo celular

Publicado em 18/08/2022 - 17:54 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Os mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano, nos dias 2 e 30 de outubro, já podem realizar treinamento on-line pelo aplicativo para celulares "Mesário".

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo já havia sido usado nas eleições municipais de 2020 por conta da pandemia de covid-19. Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que auxiliarão a Justiça Eleitoral no pleito, a nova versão da ferramenta também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos.

O aplicativo já está disponível para ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

Ao final do treinamento, que deve ser concluído um dia antes do primeiro turno das eleições, os mesários poderão emitir um certificado de participação, que será gerado em PDF e virá com um QR Code para possibilitar a validação do documento por meio do "Canal do Mesário", no site do Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é de que o serviço de autenticação seja disponibilizado até o final desta semana.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo