Mulheres vítimas da violência ganham, nesta quarta-feira, mais um instrumento de proteção no Rio de Janeiro. O Ministério Público do Estado lança o canal "Ouvidoria da Mulher", como parte de um conjunto de ações realizadas durante o mês de agosto, em que são comemorados os 16 anos da Lei Maria da Penha, importante instrumento contra a violência doméstica.
O serviço, através dos telefones 127 (para quem mora na capital) e 021-2262-7015 (nas demais localidades), é voltado não apenas para a proteção contra agressões domésticas, mas também em relação à violência política ou de gênero. As vítimas vão contar com uma equipe de colaboradoras treinadas e preparadas para ouvi-las e atuar de forma mais rápida. Os atendimentos também poderão ser presenciais, na sede do MP.
E, ainda como parte das ações para marcar o Agosto Lilás, o Ministério Público acaba de inaugurar a exposição "A cada 5 minutos...", com dados sobre a violência contra a mulher, imagens, depoimentos de vítimas, divulgação de canais para denúncia e relatos de colaboradoras que atuam na rede de enfrentamento a esse crime.
O nome da exposição é uma referência ao fato de que, a cada cinco minutos, uma mulher foi vítima de violência doméstica no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2020, de acordo com o Dossiê do ISP- Instituto de Segurança Pública.
A exposição, no Corredor Cultural da sede do MP, acontece de segunda a sexta-feira, das onze da manhã às cinco da tarde. Já os serviços da Ouvidoria do órgão podem ser acionados de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às oito da noite. O Ministério Público do Estado fica na Avenida Marechal Câmara, 370, região central da capital fluminense