Começa nesta segunda-feira em todo o país uma operação de combate a crimes contra idosos. É a terceira edição da operação 'Vetus', que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com a atuação da Polícia Civil dos 26 estados e do Distrito Federal.
A operação vai até o dia 23 de setembro e prevê ações como a apuração de denúncias e ações educativas e de fiscalização em instituições de longa permanência para idosos, os antigos asilos. Também estão sendo cumpridos mandados de prisão, de busca e apreensão e solicitação de medidas protetivas de urgência.
Nas duas primeiras edições da operação policial foram atendidos mais de 31 mil idosos vítimas de violência e quase mil pessoas foram presas.
De acordo com uma cartilha do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a violência contra os idosos pode ser visível, que se caracteriza por lesões e até mesmo a morte; e pode ser também invisível, quando provoca sofrimento e traumas psicológicos.
As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo disque 100 e 180 ou no aplicativo de celular Direitos Humanos Brasil. Qualquer pessoa pode também procurar Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso.
*Com supervisão de Jacson Segundo