Operação mira grupo miliciano acusado de extorquir comerciantes

Publicado em 11/08/2022 - 10:16 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro fizeram uma operação contra um grupo miliciano acusado de extorquir comerciantes de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um suspeito foi preso nesta quinta-feira (11), mas o outro alvo já é considerado foragido. Os agentes também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a quadrilha.

De acordo com as investigações, comerciantes do bairro Miguel Couto eram obrigados a pagar 500 reais todos os meses sob a ameaça de terem seus estabelecimentos fechados. Além da extorsão, os dois denunciados atuavam como 'justiceiros' na localidade, intimidando moradores que, supostamente, teriam cometido algum crime, e usando, inclusive, roupas da Polícia Civil para abordar as vítimas.

Em uma ocasião, eles tentaram sequestrar um homem, sob a alegação de que ele teria agredido uma vizinha, e só não continuaram com a ação, porque o filho da vítima acionou a Polícia Militar.  

Os indícios que basearam a operação foram obtidos a partir das denúncias de algumas das vítimas, que entregaram também comprovantes bancários dos depósitos feitos sob coação. Além disso, provas também foram encontradas, após a quebra do sigilo do celular de um outro acusado de integrar a quadrilha, preso em flagrante em outubro do ano passado.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo