PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Publicado em 10/08/2022 - 13:20 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Eu uma ação conjunta com o Ministério Público, policiais federais saíram às ruas, na manhã desta quarta-feira (10), para cumprir nove mandados de busca e apreensão em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e na capital, em imóveis ligados a uma organização criminosa suspeita de cobrar propina de empresários do ramo hospitalar. Em troca do pagamento dos valores exigidos, integrantes do esquema liberavam pagamentos aos hospitais de forma mais rápida, além de facilitar a obtenção de reajuste nas tarifas praticadas com as unidades de saúde que participavam da fraude.

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Balanço preliminar da operação aponta que foram apreendidos pelos agentes federais R$ 813,6 mil em espécie.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A ação desta quarta foi batizada de "Operação Glosa". O nome faz referência a um ato administrativo para checar se procedimentos hospitalares estão de acordo com os protocolos estabelecidos pela unidade de saúde e pela operadora. Quando ocorre a glosa de determinado item, o pagamento por ele não é realizado.

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo