PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Publicado em 10/08/2022 - 12:31 Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira, no Maranhão, homem acusado de roubo de bitcoins, nos Estados Unidos. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

O objetivo da operação foi desarticular um grupo criminoso que se dedica à prática de crimes cibernéticos.

A investigação teve início após denúncia do FBI, via cooperação jurídica internacional, apontando que brasileiros estariam subtraindo aproximadamente um milhão e 500 mil dólares em bitcoins, administrados por uma plataforma de criptomoedas com sede nos Estados Unidos. 

Segundo a Polícia Federal, a investigação identificou o caminho percorrido pelos valores, passando por carteiras digitais, até serem convertidos em reais e creditados em contas correntes de brasileiros residentes na cidade de Imperatriz.

Com as apreensões realizadas hoje, a Polícia Federal espera conseguir provas que indiquem a participação de outros membros do grupo criminoso; e que possa recuperar os valores desviados.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, combinado com o crime de Associação Criminosa. Se condenados, podem cumprir pena de até 11 anos de prisão.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo