A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira, no Maranhão, homem acusado de roubo de bitcoins, nos Estados Unidos. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.
O objetivo da operação foi desarticular um grupo criminoso que se dedica à prática de crimes cibernéticos.
A investigação teve início após denúncia do FBI, via cooperação jurídica internacional, apontando que brasileiros estariam subtraindo aproximadamente um milhão e 500 mil dólares em bitcoins, administrados por uma plataforma de criptomoedas com sede nos Estados Unidos.
Segundo a Polícia Federal, a investigação identificou o caminho percorrido pelos valores, passando por carteiras digitais, até serem convertidos em reais e creditados em contas correntes de brasileiros residentes na cidade de Imperatriz.
Com as apreensões realizadas hoje, a Polícia Federal espera conseguir provas que indiquem a participação de outros membros do grupo criminoso; e que possa recuperar os valores desviados.
Os suspeitos irão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, combinado com o crime de Associação Criminosa. Se condenados, podem cumprir pena de até 11 anos de prisão.