Rio é 1ª cidade do país a permitir circulação de pets em supermercados

Publicado em 06/08/2022 - 08:18 Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a permitir a circulação de animais domésticos em Supermercados. O decreto da Prefeitura do Rio que torna bem-vinda a entrada de cães e gatos nesses estabelecimentos entrou em vigor nesta sexta-feira.

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro vai emitir o Selo Super Pet para os mercados que desejarem aderir à prática. Em diversos países, sobretudo nos Estados Unidos, é comum cães e gatos acompanharem seus tutores nas idas aos supermercados.

O lançamento do Selo Super Pet vai ocorrer neste sábado em um grande evento de uma rede supermercados na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

O decreto da Prefeitura estabelece critérios para o funcionamento dos supermercados que estarão abertos aos animais. As lojas deverão informar ao consumidor, por meio de aviso indicativo, tratar-se de estabelecimento pet friendly (amigo dos animais domésticos).

O tutor vai precisar apresentar certificado de vacinação e comprovante de vermifugação do animal para ingresso nos estabelecimentos. Será proibido entrar com cães sem coleira ou focinheira (dependendo do porte), ou caixa adequada para transporte de gatos.

Os mercados deverão manter os ambientes de circulação comum sob constante vigilância e higienização e  poderão, ainda, instalar áreas de recreação para os animais, sob a supervisão constante de colaborador, disponibilizar carrinhos específicos para carregar os bichinhos e oferecer água potável em ambiente específico.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Frente fria avança pelo litoral da região Sudeste

A frente é acompanhada por uma massa de ar polar que reduziu as temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em até 10 ºC.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Consórcio privado vence leilão para gerir 454 km de rodovias em MG

O consórcio formado pelas empresas Equipav e Perfin arrematou em pouco mais de R$ 377 milhões o valor da concessão. Grupo já havia vencido outro leilão na semana passada. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Açaí, tucumã e buriti são os que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região, segundo a empresa World-Transforming Technologies.

Baixar arquivo
Esportes

Tenista Bia Haddad sofre derrota no 1º Jogo do WTA 1000 de Toronto

E no dia 27 de agosto, Berlim na Alemanha recebe o Mundial IAU de 100 quilômetros. Para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo convocou dez atletas, cinco no naipe feminino e cinco no masculino.

Baixar arquivo
Economia

Leilão de oferta permanente de partilha será em 16 de dezembro

O regime de partilha é aquele em que as empresas contratantes são obrigadas a reservar uma parte do óleo extraído dos poços de petróleo para a União.

Baixar arquivo