UnB pede esclarecimentos à polícia sobre recolhimento de gato morto

Publicado em 08/08/2022 - 19:59 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Universidade de Brasília vai pedir esclarecimentos à Polícia Civil do Distrito Federal pelo recolhimento de um gato morto dentro do campus da instituição para fazer exames. Há suspeita de que o felino tenha ligação com a morte do jovem de 18 anos que morreu com raiva humana na cidade, em 30 de julho.

Em nota, a UnB disse que tomou conhecimento da coleta do animal pela imprensa e afirmou que a competência para casos como esse é da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, a Zoonoses, único laboratório de referência para raiva no DF.

A universidade informou ainda que todos os gatos que circulam no campus Darcy Ribeiro são vacinados, e que os felinos que porventura são encontrados mortos, são encaminhados para exames. Além disso, a UnB afirmou que não há registro de animais contaminados na região por raiva.

O Diretor substituto de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Laurício Monteiro, também reforçou que é responsabilidade da pasta atuar nesses casos.

De acordo com Laurício, a secretaria de saúde está acompanhando o caso desde o início, e que, no primeiro relato da família, o jovem teria sido arranhado por um gato de estimação de 45 dias no dia 15 de maio. Mas, pela data distante da morte do rapaz, foi descartado como o responsável por transmitir a doença. O felino também desapareceu.

Ainda segundo o diretor, os familiares não informaram que houve arranhão ou mordida de qualquer outro animal e que só agora surgiu essa nova hipótese relacionada ao campus da Universidade de Brasília, que ainda está em investigação.

Em nota, a Policia Civil do DF informou que o animal foi recolhido no sábado por solicitação da Delegacia do Meio Ambiente e que passará por exames específicos para detecção do vírus da raiva.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo