Acumulando nomes e história, São Luís completa 410 anos nesta quinta

Publicado em 07/09/2022 - 12:30 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Quem mora na capital maranhense conhece os nomes das principais avenidas, em homenagem aos Franceses e ao conquistador Daniel de La Touche. Essa avenida cruza com a avenida Jerônimo de Albuquerque, homenagem ao conquistador português. Perto dali a via São Luís Rei de França chega até a avenida dos Holandeses. 

Esses são nomes individuais que mostram como a história oficial da capital maranhense, que completa exatos 410 anos nesta quinta-feira (8), excluiu a participação dos povos africanos e indígenas em sua formação. 

O historiador Alírio Cardoso lembra que a história ainda é “eurocêntrica”, mas que há pesquisas que mostram a participação de indígenas que chegaram a liderar exércitos de homens brancos, e ajudaram na expulsão dos franceses em 1615 e de holandeses anos depois.

Alírio explica que a fundação de São Luís deve ser compreendida no contexto das disputas europeias pela região próxima do Caribe, uma rica rota do tráfico de prata extraído da América do Sul.

São Luís cresceu com a economia do Estado do Grão-Pará e Maranhão. Cana-de-açúcar, cacau e tabaco em primeiro lugar. Depois, veio o ciclo do algodão e do arroz, no século XIX, que tornou a cidade mais rica e deu a ela a maior parte dos casarões que hoje compõem a paisagem arquitetônica do centro da cidade. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo