Com o início das chuvas, os motoristas precisam redobrar a atenção, porque a pista molhada e a baixa visibilidade aumentam os riscos de acidente.
Em Brasília, por exemplo, a pista fica ainda mais escorregadia por causa do óleo e poeira acumulados durante a seca. O excesso de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto. O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran do Distrito Federal, Wesley Cavalcante, diz que é importante reduzir a velocidade para evitar que o carro perca a aderência, mas se isso acontecer, é preciso manter a calma.
O diretor do Detran orienta os motoristas a evitarem as áreas alagadas, como acontece com as tesourinhas no Plano Piloto.
Então, na pista molhada, a dica é reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança para o carro da frente. Também é importante verificar as condições dos pneus e checar se os limpadores de para-brisa estão com a borracha ressecada.
E não esquecer do respeito ao pedestre. Passar em áreas com muita água e arremessá-la nas pessoas, além de falta de educação, é infração com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na habilitação.