Eleições deste ano têm mais mecanismos para combater fake news
Diferentemente de 2018, neste ano as autoridades eleitorais e plataformas digitais criaram uma série de mecanismos para combater fake news durante a campanha política. Acordos foram firmados para facilitar as denúncias de notícias sabidamente falsas.
A empresa Meta, que controla o WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo, cita parcerias com agências independentes de checagem de notícias como parte da estratégia de combate às fake news. É o que destaca a chefe de Políticas Públicas para Integridade da Meta, Mônica Guise.
O professor de Direito Eleitoral e Constitucional Flávio de Leão Barros opina que nas eleições deste ano a Justiça e as autoridades estão mais preparadas para combater as fake news, mas destaca que não é possível acabar com a prática.
O especialista lembra ainda que o combate à desinformação traz consigo um risco à liberdade de expressão e à livre circulação de ideias. Por isso, é importante verificar caso a caso, para evitar abusos das plataformas.
Atualmente, as próprias plataformas digitais oferecem espaço para denunciar notícias falsas. Além disso, o cidadão pode denunciar diretamente nos tribunais eleitorais ou no Ministério Público Eleitoral, que têm canais diretos para essa função.
![REUTERS/Thomas White/Direitos reservados Logotipo do Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Reuters Palestinians in Gaza laid the body of slain Al Jazeera cameraman Samer Abu Daqqa to rest on Saturday (December 16), the day after he was killed in southern Gaza.
Frame Reuters](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)