Celebrado anualmente no dia 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carro vai ser lembrado no Rio de Janeiro com um grande passeio de bicicletas no próximo domingo (25), no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.
A expectativa é reunir cinco mil ciclistas na orla do Rio, a partir das 14h.
Nesta quinta-feira (22), a data está sendo marcada com uma ação de conscientização ambiental do MetrôRio, que distribui para os usuários 2.500 passagens gratuitas. A cortesia é válida por uma semana.
A mobilização também acontece nas ruas, com promotores da concessionária usando camisetas que representam a poluição e surpreendendo motoristas que param nos sinais de trânsito.
Eles exibem faixas com dizeres sobre a poluição causada pelo excesso de carros nas ruas e com a sugestão para deixar o carro em casa e usar o metrô.
E, o presidente da concessionária, Guilherme Ramalho enfatiza que esse meio de transporte é uma alternativa que contribui para a preservação do meio ambiente.
O passeio ciclístico de domingo está sendo organizado pela Associação de Ciclistas do estado do Rio de Janeiro. E o dia, segundo o presidente da entidade, Cláudio Santos, foi escolhido para garantir mais segurança aos participantes.
Cláudio lamentou o desrespeito de muitos motoristas para com os ciclistas que se deslocam pelas ruas e até mesmo nas ciclovias.
Somente na cidade do Rio de Janeiro são mais de 450 quilômetros de ciclovias ligando vários bairros. Procurada, a prefeitura não informou sobre como é feita a segurança para os ciclistas se locomoverem.