Ministério da Justiça proíbe Apple de vender celular sem carregador

Publicado em 06/09/2022 - 16:58 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Apple está proibida de vender em todo o país celulares iPhone sem o respectivo carregador de energia. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), foi divulgada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O órgão também multou a empresa em mais de R$ 12 milhões e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone 12.

A empresa norte-americana foi acusada de venda casada, venda de produto incompleto, discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros. Ela foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem carregador.

Na defesa, a Apple disse que a decisão teria preocupação ambiental, mas para a Secretaria Nacional do Consumidor a empresa transferiu todo o ônus ao consumidor. Em nota, o órgão destaca, ainda, que, mesmo com a aplicação de multas por Procons e de condenações judiciais, a Apple manteve a venda de celulares sem carregadores.

O secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Roca, pede que outras empresas e o comércio varejista tenham atenção com a decisão do ministério.

Procurada, a Apple respondeu que não vai comentar o assunto.

A Senacon informou que a medida não afeta quem já comprou o aparelho. Os consumidores podem denunciar aos Procons, caso encontrem o aparelho sendo vendido sem carregador.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo