Polícia Civil investiga mortes de cachorros em Belo Horizonte

Publicado em 03/09/2022 - 13:07 Por Desireé Miranda da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte-BH

O Instituto de Criminalística de Minas Gerais confirmou a presença de monoetilenoglicol em petiscos caninos, que teriam sido ingeridos por cães que adoeceram e morreram no estado. Ao todo são oito cachorros mortos e seis internados em Minas e pelo menos dois casos confirmados de mortes São Paulo.

O exame foi feito nas três marcas de petiscos que foram entregues por tutores à Polícia Civil e a substância tóxica foi encontrada em uma delas. A perita criminal, Renata Fontes, disse que o monoetilenoglicol provoca sintomas de intoxicação semelhantes aos que os cães que tiveram. Causa danos renais levando a insuficiência que é exatamente um dos sintomas que está sendo verificado nos animais acometidos por essa intoxicação.

A delegada responsável pelo caso, Danúbia Quadros, disse que há relatos de cães com os mesmos sintomas no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal. Ela orienta que os tutores que tiverem cães doentes procurem ajuda veterinária e a polícia. É além dos cuidados imediatos aí em relação aos animais é procurar imediatamente a delegacia local com o produto em mãos pra ser periciado e no caso de morte eh a disponibilizar o corpinho do animal pra ser importante cada pessoa, cada estado procurar a polícia local.

O Ministério da Agricultura informou por meio de nota que, diante dos riscos iminentes à saúde de animais, determinou nessa sexta-feira o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio Limitada em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados. A medida é preventiva e poderá ser alterada das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas. A empresa já se manifestou sobre o assunto e afirma que não utiliza e nunca utilizou a substância na fabricação de nenhum de seus produtos e que por precaução iniciou a retirada o mercado do lote do petisco para análise laboratorial.

 

Edição: L P

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo