Há mais de dois dias com trânsito interditado parcialmente, a ponte internacional Brasil/Argentina teve, na manhã desta segunda-feira, a passagem liberada para veículos pesados. A estrutura estava com uma rachadura e passou por avaliações dos órgãos competentes.
A ponte que liga a cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, à cidade argentina Paso de los Libres, segue funcionando somente a meia pista, no sistema "pare e siga".
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que uma análise preliminar dos técnicos identificou um rompimento em uma das vigas, o que resultou no colapso da laje, por conta do “deslocamento do esforço da estrutura”.
Para liberar o trânsito, o DNIT realizou uma operação para escorar essa estrutura, no último domingo. Depois de testes no local, foi liberada a passagem de caminhões e ônibus, por uma das faixas da pista. Segundo o departamento, o fluxo deve ser controlado a 20 quilômetros por hora, e cada caminhão deve ficar a, pelo menos, 100 metros de distância um do outro. Além disso, há a orientação de que caminhões de carga fiquem próximos, em retenção, sobre a ponte.
O local continua sendo monitorado e está prevista para ainda hoje uma visita de um especialista em estruturas. Somente depois disso, vai ser possível identificar a causa do rompimento e iniciar os serviços de recuperação da laje, viga e reforço dos pilares.