logo Radioagência Nacional
Geral

Porto Velho (RO) recebe 3ª edição do Festival de Tambaqui

Baixar
Daniel Ito, da Rádio Nacional
02/09/2022 - 22:13
Brasília

O evento dedicado a um dos peixes mais consumidos no Norte do país vai ser realizado neste domingo, em Porto Velho (RO). É a terceira edição do Festival do Tambaqui da Amazônia, que busca mostrar todo o potencial desse pescado nos mercados nacional e internacional de proteínas.

O tambaqui é um peixe que pode ser encontrado na natureza com até 30 quilos. Quando criado em cativeiro nos tanques de produção, o animal costuma ser beneficiado a partir dos 8 meses de idade, quando atinge entre 1 e 2 quilos de peso médio.

O presidente da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, Francisco Farina, destacou que 70% da carcaça do tambaqui pode ser aproveitada para o consumo — em outros peixes, essa taxa de aproveitamento médio é de apenas 30%.

Neste ano, o Festival de Tambaqui da Amazônia vai promover a degustação de 15 mil bandas de tambaqui assado em 10 municípios de Rondônia, nove capitais da Amazônia Legal e em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A iniciativa visa a convencer os mercados nacional e internacional a investir no consumo desse pescado brasileiro.

Por ser um peixe de águas quentes, o tambaqui não pode ser produzido na maioria das regiões brasileiras. No entanto, no Norte do país, os produtores rurais podem cultivar esse pescado como uma atividade econômica sustentável na região amazônica. O produtor Edson Sapiras destacou que a criação de tambaqui pode ser aliada a outras atividades em uma mesma propriedade.

Atualmente, Rondônia é o maior estado produtor de tambaqui do Brasil e responde por 40% da produção nacional — de acordo com a Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

 

 

x