SP celebra Independência com desfile e Museu do Ipiranga é reaberto

Publicado em 07/09/2022 - 16:36 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste bicentenário da Independência, o desfile de 7 de setembro, em São Paulo, aconteceu na Praça Monumento, próximo ao córrego do Ipiranga, local onde o grito de Dom Pedro ratificou a autonomia do Brasil de Portugal, e que hoje dá lugar ao Museu do Ipiranga.

Segundo a prefeitura, 10 mil pessoas desfilaram neste feriado. Já o público enfrentou o frio e uma chuva que não deu trégua. Quem estava acostumado com o evento, sentiu falta das arquibancadas do sambódromo. Foi o caso da farmacêutica Suelen Menino, de 22 anos, que reclamou da falta de acessibilidade.

O desfile foi só uma parte da programação. Os veículos das forças armadas ainda ocupavam a avenida Dom Pedro I quando um grupo de estudantes da rede pública visitou o Museu do Ipiranga. Eles foram os primeiros visitantes depois do Museu ter ficado nove anos fechado para reformas. A restauração custou 235 milhões de reais. 80% dos recursos foram captados pela Lei Rouanet.

A visita foi restrita aos estudantes e aos funcionários que trabalharam na restauração do museu. Só a partir desta quinta-feira, o público em geral começa a ter acesso ao prédio inaugurado em 7 de setembro de 1895 e que tem em seu acervo o quadro "Independência ou Morte", de 1888, do artista Pedro Américo. 

O dia ainda contou com a encenação do famoso grito de Dom Pedro I e um balé aéreo com 200 drones que iluminaram o céu paulistano com desenhos celebrando o bicentenário da independência.

As comemorações continuam na noite desta quarta-feira com apresentações de artistas, entre eles, Criolo, Fafá de Belém, Juliette e Gaby Amarantos. Os shows vão até 11 de setembro.

E para quem quiser visitar o Museu do Ipiranga é preciso agendar no site www.museudoipiranga.org.br. Até o dia 6 de novembro, os ingressos vão ser gratuitos. Só que é preciso correr. Os primeiros ingressos, até o dia 11 de setembro, esgotaram assim que o agendamento foi aberto, na segunda-feira.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

No Rio, obras de revitalização do Edifício A Noite começam em novembro

As obras de revitalização do Edifício A Noite, no Centro do Rio, devem começar em novembro.

Baixar arquivo
Geral

Macaé Evaristo se despede do cargo de deputada para assumir ministério

Em sessão na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, Macaé agradeceu aos colegas de parlamento, e falou das prioridades na pasta dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Justiça

Em audiência, Flávio Dino diz que há uma pandemia de incêndios no país

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira, que o governo federal convoque mais bombeiros militares e homens da Força Nacional para auxiliar o combate imediato de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Baixar arquivo
Política

CCJ discute anistia aos presos do 8 de janeiro

O projeto pede anistia a todos que participaram dos atos com motivação política e eleitoral, além daqueles que financiaram as ações contra a eleição de Lula.

Baixar arquivo
Geral

Trânsito: dos 30 mil proprietários de motocicletas, 17 mil não têm CNH

Levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito mostra que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra cinco mil focos de incêndios só nas últimas 24 horas

Cerrado ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos entre esta segunda (9) e terça-feira. Qualidade do ar tem ficado insalubre em várias cidades brasileiras. Na região amazônica, a fumaça tem chegado à comunidades indígenas. 

Baixar arquivo