Uso do celular ao dirigir já é a 3ª causa de acidentes de trânsito

Publicado em 05/09/2022 - 18:41 Por Josy Braga - Rádio Educadora de Salvador - Brasília

Embora apareça algo comum e totalmente inofensivo usar o celular no trânsito pode ser uma combinação mortal. No Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.

Segundo o especialista em trânsito e tenente coronel da Polícia Militar, Aluísio Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada, o uso descontrolado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos como é o caso dos motociclistas: " Bem no Brasil o celular já é a terceira maior causa de acidente de trânsito. Superando causas grandes como a imprudência e a negligência. A primeira causa é justamente o excesso de velocidade. A segunda causa é a associação de álcool e direção e o celular a terceira maior causa de acidente de trânsito no nosso país. 

De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 quilômetros por hora, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito.

O especialista alerta que os cuidados devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres:" Recentemente a legislação até tornou a infração de trânsito mais rigorosa. Então a pessoa que for pega falando ao celular comete uma infração média, mas se ela estiver com o celular na mão manipulando o celular a infração é considerada gravíssima."

O tenente coronel Luiz de Souza lembra ainda que falar ao celular no viva voz em casos de extrema necessidade não configura infração, mas mesmo assim não é recomendado por ser nocivo à segurança do trânsito. A exceção que a lei permite o uso do celular, é justamente quando ele está no modo GPS.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo
Cultura

Museu das Favelas apresenta exposição Rap em Quadrinhos

A mostra traz 19 personalidades do rap nacional retratadas como super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF julga pauta verde, que cobra plano de preservação ambiental

As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia

Baixar arquivo
Justiça

TSE multa Haddad em R$ 10 mil por propaganda eleitoral irregular

A corte entendeu que Fernando Haddad impulsionou no Google resultados positivos sobre ele quando buscas eram feitas com o nome do adversário nas eleições de 2022. 

Baixar arquivo