Em 6 de outubro de 2017, a Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares recebeu um grande reconhecimento ao ser agraciada com o Prêmio Nobel da Paz. De acordo com os organizadores, o prêmio foi concedido "por seu trabalho para chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e por seus esforços inovadores para alcançar uma proibição baseada em tratados de tais armas".
A Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares nasceu na Austrália, em 2005, com um grupo de profissionais da Associação Médica para a Prevenção da Guerra e dos Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear. O grande objetivo da Campanha era despertar o mundo para a importância da assinatura e cumprimento de tratados para proibir e eliminar as armas nucleares.
O trabalho realizado pela organização levou a Assembleia Geral das Nações Unidas a adotar, em 2016, uma resolução para negociar a proibição legal internacional de armas nucleares. No ano seguinte, 122 países-membros da ONU votaram a favor de um tratado para proibir o desenvolvimento, aquisição, armazenamento ou uso de armas nucleares. Mas nenhum membro da Otan ou potência nuclear apoiou a iniciativa.
O Nobel da Paz reconheceu os esforços da entidade que trabalha em parceria com organizações não-governamentais parceiras em mais de cem países. A instituição também conta com a participação de sobreviventes dos bombardeios atômicos que atingiram Hiroshima e Nagasaki. Foi a primeira vez que um movimento nascido na Austrália recebeu um Nobel da Paz.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)