Bandeirinhas espalhadas pelas ruas e amigos reunidos para assistir aos jogos do Brasil.
As tradicionais decorações para a Copa do Mundo estão de volta. Junto com elas, vem toda aquela lista de preocupação para evitar riscos com a segurança e saúde, e assim, não estragar a festa.
É bom lembrar que, nas vias públicas, qualquer espécie de enfeite deve ser instalada bem longe das redes de energia, e nunca deve ser colocada em postes de iluminação pública, nem fixados com arames metálicos.
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais, essas ações colocam em risco a pessoa que instala a decoração e dificultam o trabalho dos técnicos na manutenção do sistema elétrico. As únicas empresas que podem utilizar os postes são as companhias de telefonia, internet e TV, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Agência Nacional de Telecomunicações.
Na hora de assistir às partidas, qualquer estrutura de televisores ou de telões deve estar colocada longe dos fios das redes elétricas, das duchas ou das piscinas. A Companhia Energética de Minas Gerais também recomenda o mesmo para aparelhos de som, refrigeradores e churrasqueiras elétricas.
E nem pense em fazer uma ligação elétrica de improviso, as chamadas “gambiarras”. É grande o risco de choques.
Na hora da comemoração, as serpentinas, os confetes e outros artefatos devem ser mantidos longe da rede elétrica. Já os fogos de artifícios, só podem ser manipulados por adultos e longe de enfeites que corram risco de provocar incêndio.
O cuidado, no entanto, não se restringe à parte elétrica. Algumas prefeituras têm regras específicas, nessa época de Copa do Mundo, sobre o uso de tintas nas ruas e nos muros. A recomendação geral é usar tinta à base de água, para que a pintura não permaneça por muito tempo. Além disso, as pinturas, sempre feitas com autorização, não podem interferir na sinalização de trânsito.
No caso das tintas usadas para o rosto, é recomendado o uso de material apropriado, que sai facilmente com água. Tinta guache, por exemplo, não é adequada para pele, pois pode causar inflamações.
Em caso de acidentes, qualquer pessoa pode acionar o Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no telefone 192; ou o Corpo de Bombeiros, no 193. Importante é seguir as recomendações de segurança, para que a única preocupação da torcida brasileira na hora dos jogos da seleção esteja dentro do campo.





