Interrompido nos últimos dois anos por causa da pandemia de Covid-19, o tradicional Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras volta neste ano com novidades, como a presença de grandes chefs da gastronomia brasileira e a participação do projeto oceânico Iurukuá, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A programação do festival, que começou neste sábado, e vai até o feriado de 15 de novembro, dia da Proclamação da República, inclui uma tenda do Iurukuá, com atividades que alertam sobre as principais causas de ameaças e os riscos ambientais para todo o ecossistema, incluindo os seres humanos.
Para o professor e coordenador do projeto, Vinícius Albano, esta é uma oportunidade de mostrar às crianças, adolescentes, jovens e adultos, de uma forma integrada com a alimentação, que a cidade está alerta a todas as causas ambientais.
Já a secretária de Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira, enfatizou que o evento mostra a vocação da cidade para o desenvolvimento da culinária marinha.
A 24ª edição do Festival de Frutos do Mar acontece na Boca da Barra e, além da culinária, os visitantes serão recebidos com uma extensa programação musical.