Uma frente fria atípica para o mês de novembro provocou a emissão de alertas pelo Inmet – o Instituto Nacional de Meteorologia - para esta terça e quarta-feira. As temperaturas devem cair mais de 5 graus na faixa que vai do sul do Estado do Amazonas e Acre até os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto, a massa de ar polar pode trazer risco para a saúde da população.
Com a temperatura abaixo da média, podem ocorrer chuvas intensas entre terça e quarta, principalmente na grande faixa entre o Amazonas e o Espírito Santo. O Inmet também estabeleceu um alerta de "perigo" para esses Estados, por causa das tempestades que podem acumular 100 mm/dia de chuva, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Na quarta-feira, novos alertas de queda de temperatura mantêm o risco potencial à saúde, em quase todas as regiões do país, com exceção do Nordeste. Segundo o Inmet, há possibilidade de geada na Região Sul, principalmente no interior catarinense, onde a temperatura pode atingir 0°C.
Para os próximos dias, as temperaturas vão diminuir em várias capitais e podem chegar a 16°C em Rio Branco, no Acre; 10°C em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; 9°C na capital paulista; e 5°C em Curitiba, no Paraná. De acordo com os meteorologistas do Inmet, apenas no final da semana a temperatura pode voltar a subir.