Uma espécie rara, de nome difícil - Pleroma hirsutissimum - voltou a seu lugar de origem nas dunas da Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Classificada como " criticamente em perigo", último estágio antes da extinção, tinha sido registrada pela última vez em 1982. Em 2020, ela foi redescoberta por estudiosos do Instituto Federal Fluminense.
O pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Paulo José Fernandes Guimarães, responsável pela confirmação da redescoberta da espécie destaca a importância dessa planta roxa, cheia de pelinhos e de raízes profundas…
Para a reintrodução da espécie na natureza foram plantadas cem mudas. E os pesquisadores já começaram uma série de ações voltadas à preservação da espécie. Paulo José Fernandes Guimarães destaca a importância da participação de moradores e turistas, no processo de conservação.
A redescoberta da espécie ocorreu devido a uma série de expedições, realizadas em novembro de 2020, com o objetivo de coletar sementes e reproduzir mudas de espécies nativas do Estado. As expedições, integrantes do "Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção" , foram feitas pela equipe do Plano de Ação Nacional para Conservação da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Jardim Botânico.