O acidente envolvendo uma menina de cinco anos, em uma escada rolante, teve um desfecho trágico e chamou muito atenção das pessoas nesta semana. A garotinha teve um dedo do pé amputado, após se prender na escada rolante de um shopping em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Ela usava uma sandália de borracha, do tipo "Crocs" e o seu pé ficou preso no equipamento.
Ferimentos graves em escadas rolantes como o dessa menina, apesar de assustar as pessoas, não são comuns. O cabo João Victor, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, explica que não há dados oficiais sobre esse tipo de acidente e que eventos em escadas rolantes, em sua maioria, causam apenas escoriações leves. Ele alerta que situações do tipo podem ser evitadas com medidas simples.
O médico Luiz Carlos Ribeiro Lara, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, explicou que com esses cuidados é possível evitar os acidentes. Ele destacou ainda quais os danos que esses descuidos podem causar.
Dr Luiz Carlos reforçou, ainda a necessidade de crianças pequenas não circularem nas escadas desacompanhadas e destacou o risco ao se usar cadeira de rodas e carrinhos de bebes nesses locais. O indicado nesses casos, é usar os elevadores.