Ateus e agnósticos celebram Natal como "feriado em família"

Publicado em 24/12/2022 - 15:48 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No fim de ano, cristãos de toda a parte celebram o nascimento de Jesus Cristo. As reuniões familiares, confraternizações, eventos religiosos e turísticos marcam o tradicional Natal. Mas existem pessoas que não acreditam em um Deus, ou qualquer divindade, caso dos ateus.

Uma mistura de crenças e a não-crença atravessa o Natal do publicitário Wendell Fernandes, que mora em Feira de Santana, na Bahia, e se considera ateu. Na família dele, além de ateístas, tem católicos, evangélicos, espíritas e candomblecistas. No fim das contas, a data é aproveitada por Wendell, para conviver com a família, como mais um feriado.

A convivência entre ateus e pessoas com alguma crença, é mais comum do que se imagina, sobretudo em datas religiosas. O professor Carlos Frederico, especialista em Ciência da Religião, explica que a forma como cada um enxerga o Natal varia, assim como cada pessoa religiosa vive a fé de formas diferentes.

Enquanto os ateus não acreditam na existência de um Deus ou divindades existem os agnósticos. Esses entendem que as razões humanas são incapazes de afirmar ou comprovar a existência de entidades sobrenaturais, a exemplo do “deus do cristianismo”.

De acordo com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, apesar de não crerem em um deus, algumas dessas pessoas enxergam a religiosidade como algo positivo ou inofensivo; e existem aquelas que enxergam a religião como um mal. Também é possível que agnósticos tenham espiritualidade associada à natureza, por exemplo.

Ateus e agnósticos são perfis mais comuns do que se imagina. Muitos famosos já se declararam assim, caso de John Lennon integrante dos Beatles, que era ateu e do renomado físico Albert Einstein, que se dizia agnóstico. E mesmo assim, ambos defendiam a paz e a humildade diante da natureza. Para o professor Carlos Frederico, o estigma enfrentado por ateus, principalmente, tem origem em três elementos.

No Brasil, o censo de 2010 mostrava que 15 milhões de pessoas se diziam sem religião, entre elas, menos de um milhão se considerava ateia. Hoje em dia, o especialista estima que esse número pode chegar a 20 milhões, com o resultado do Censo 2022.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo