Confira dicas para reduzir estresse de pets durante fogos de Réveillon
![Fábio Pozzebom/Agência Brasil cães](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O fim de ano chegou e com ele novamente a preocupação de como proteger os animais de estimação durante as tradicionais comemorações. Pais e mães de pets contam com a missão de proteger o bem-estar dos bichinhos especialmente nesta época do ano, pois os fogos de artifício são verdadeiros pesadelos para os animais.
É o caso de Chico, um cão da tutora Maria Sampaio. Ela explica que o seu cachorro fica desesperado com os barulhos dos fogos.
Não é à toa que os animais se assustam com os fogos, que têm volume muito alto e são inesperados para eles.
O médico veterinário do Centro de Referência Veterinária Imagem, Romulo Braga, explica que a audição dos cachorros e gatos é capaz de perceber uma frequência maior de sons, se comparado a humanos, e podem detectar sons quatro vezes mais distantes.
Para diminuir o problema, é importante que os donos prepararem os animais, ao longo da vida, para lidar com os mais diferentes estímulos.
É recomendado criar um ambiente aconchegante e tranquilo para acomodar os pets nos momentos de maior barulho, principalmente durante uma queima de fogos.
Manter janelas fechadas, arrumar um esconderijo com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando num volume que ajuda a diminuir o som externo, deixará mais agradável o ambiente para o ouvido canino.
*com a supervisão de Jacson José.
![Ricardo Stuckert / PR Brasilia - DF 23.12.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sanção da política nacional de cuidados
Palacio do Alvorad -
Foto: Ricardo Stuckert / PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Arpoador e praia de Ipanema são tomadas por banhistas nesta segunda-feira de sol intenso no verão carioca.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gustavo Moreno/STF Brasília (DF), 19/09/2024 - Ministro Flávio Dino preside audiência sessão do STF. Foto: Gustavo Moreno
/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Renato Araújo/Agência Brasília Lago Paranoá, Brasília, DF, Brasil 23/5/2016 - Bombeiros realizam treinamento de salvamento nas águas do Lago Paranoá. A maior parte dos afogamentos ocorre em água doce. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil O Procon do Distrito Federal está notificando, os postos de combustíveis do DF que estejam comercializando o litro da gasolina acima de R$ 4,22.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)