![Valter Campanato/Agência Brasil Palácio do Supremo Tribunal Federal e destruído, após atos terroristas no ultimo domingo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira, a abertura de mais três inquéritos para ampliar as investigações sobre os atos criminosos de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Agora são sete processos relacionados ao caso.
Os novos inquéritos visam apurar a conduta dos financiadores dos atos antidemocráticos, investigar a responsabilidade de autores intelectuais e de pessoas que instigaram os atos, além de chegar aos executores dos crimes que não foram presos em flagrante.
Segundo comunicado do STF, Moraes considerou a justificativa do pedido formulado pela Procuradoria, que alegou necessidade de otimização de recursos, já que a responsabilização penal por autoria intelectual e por instigação diferem, em parte, dos requisitos que se aplicam aos executores materiais, aos financiadores e por participação por auxílio material.
Além de investigar os crimes de terrorismo, essas novas investigações têm o objetivo de apurar outros seis crimes previstos no Código Penal: associação criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; ameaça; perseguição e incitação ao crime.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Corpo de bombeiros Militar/MG Brasília (DF) 21/12/2024 - Acidente envolvendo ônibus que vinha de São Paulo, durante o trajeto, o ônibus estourou o pneu e o motorista perdeu o controle da direção batendo contra uma carreta, na BR 116, Km 286, na localidade de Lajinha, em Teófilo Otoni.
Foto: Corpo de bombeiros Militar/MG](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Luiz Silveira/Agência CNJ/ Direitos Reservados Presas com seus filhos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (Colmeia)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![rawpixel.com / Chanikarn Thongsu Fraude, golpe, cibercrime, telefone celular- Idec aponta fragilidades na segurança de aplicativos de bancos. Foto: rawpixel.com / Chanikarn Thongsupa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)