Boate Kiss: famílias e amigos fazem vigília em homenagem a vítimas
![27 21:16:43 Santa Maria (RS) - Ato ecumênico em homenagem às 242 vítimas do incêndio da Boate Kiss na Praça Saldanha Marinho, pela data de um ano da tragédia (Fernando Frazão/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Manter viva a memória da tragédia na boate Kiss para evitar que uma situação como essa se repita é o lema de uma programação que ocorre nesta quinta e sexta-feira em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Há dez anos, o incêndio na casa noturna deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.
As atividades são promovidas pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria. Vão ser realizados painéis de discussão, homenagens e uma vigília na noite desta quinta.
O presidente da Associação e sobrevivente, Gabriel Rovadoschi, conta que o movimento de solidariedade se dissipou com o tempo. Por isso relembrar a história é uma resposta a esse silenciamento e uma luta contra a impunidade.
Além das atividades preparadas para estes dois dias, outras iniciativas são estudadas pela associação neste ano, inclusive uma ida a Brasília. E no Superior Tribunal de Justiça, a pressão continua para reverter a anulação do júri, que condenou quatro pessoas pelo incêndio, diz Gabriel.
As atividades em memória das vítimas vão se concentrar na praça Saldanha Marinho, no centro do município. O local fica a uma quadra da Kiss.
*Com produção de Lucineia Marques e Victor Ribeiro
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)