Comidas típicas brasileiras tem ganhado destaque mundial em uma plataforma digital que reúne apreciadores de gastronomia de vários países.
Na hora de escolher a receita predileta, a culinária brasileira oferece uma variedade infinita de sabores e combinações.
E é justamente o corte de picanha brasileira, citado pelo motorista Breno, que aparece em 2º lugar entre os melhores pratos do mundo, em 2022, no Tasteatlas Awards.
O ranking é feito pelo site TasteAtlas, uma plataforma originária da Croácia, acessada por profissionais, turistas e frequentadores de restaurantes de todo o mundo.
Ela funciona como um mapa gastronômico interativo que agrega receitas, artigos e críticas de pratos de centenas de países. A página também fala sobre os ingredientes utilizados nos pratos. Quem acessa a plataforma pode avaliar todas as receitas.
Segundo o Ministério do Turismo, a carne bovina brasileira hoje segue padrões rigorosos de produção e qualidade na entrega do produto, inclusive para o mercado exterior.
Das 9,7 milhões de toneladas da produção do país, cerca de 25% é exportada para outros países. Por isso, não só o Brasil, mas cozinhas de várias partes do mundo apreciam os pratos à base de carne bovina brasileira, especialmente a picanha.
A premiada chef piauiense Ceres Rebêlo, trabalha há 28 anos no setor gastronômico. Ela destaca que a popularidade da picanha no gosto dos consumidores pode estar vinculada a elementos sócio-culturais que influenciam a escolha como saciedade, sabor e o hábito de comer carne, item presente na maioria dos restaurantes brasileiros, independentemente do cardápio.
Outras três comidas típicas também tiveram destaque no ranking da Taste Atlas. A Vaca Atolada, famosa comida típica caipira também à base de carne bovina; a Moqueca de Peixe e o Feijão Tropeiro.
O karê, prato típico japonês, um ensopado com cebola, legumes, carnes, arroz e curry, ficou em primeiro lugar.
Listas como essa da Taste Atlas, envolvendo a culinária de todo o mundo, são muito bem-vindas, não só como reconhecimento gastronômico, mas como motor econômico, já que segundo dados de 2022 da Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivo da realização de viagens em todo o planeta.