Presos em atos de vandalismo são encaminhados a presídios do DF

Até o momento, 204 golpistas foram efetivamente presos

Publicado em 09/01/2023 - 13:57 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que das cerca de 400 pessoas encaminhadas ao Departamento de Polícia Especializada desde os ataques às sedes dos Três Poderes, 204 foram efetivamente presas. Os homens foram levados para o Complexo Penitenciário da Papuda e as mulheres para a Colmeia, penitenciária Feminina do DF. Esse número pode mudar a partir das investigações que acontecem conjuntamente entre Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Federal.

Na manhã desta segunda-feira, por exemplo, após o desmonte do acampamento em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, em cumprimento a decisão do ministro Alexandre de Morais, mais de mil golpistas foram levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde estão passando por uma triagem de possível identificação de envolvimento nos atos e também para depor. 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que os investigados poderão responder por vários crimes. Na opinião do professor de Direito Constitucional e advogado Emílio Meyer, além dos atos criminosos e dos financiadores em si, é preciso investigar a tolerância dos entes públicos e estatais frente aos grupos que apoiam os atos golpistas e antidemocráticos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o email “denuncia@mj.gov.br” para receber informações sobre os atentados terroristas ocorridos neste domingo na capital federal.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Focos de incêndio no Pantanal aumentam em 1000%

Os números são da plataforma BDQueimadas, disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Baixar arquivo
Geral

Morte de Djidja Cardoso traz debate sobre uso ilegal da cetamina

Nesta semana, a Polícia Civil do Amazonas divulgou as prisões de quatro pessoas acusadas de distribuir cetamina ilegalmente. O grupo pegava a droga em clínicas veterinárias.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 44 pessoas seguem desaparecidas e há 172 mortos

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 44 pessoas seguem desaparecidas e 172 perderam suas vidas. Já o número de mortes por leptospirose aumentou para 13, segundo o Centro de Vigilância em Saúde do Estado. Outros sete óbitos pela doença são investigados.

Baixar arquivo
Educação

Ranking coloca USP entre as 100 melhores universidades do mundo

Na América Latina, a USP perdeu o primeiro lugar para a universidade de Buenos Aires, em 71 neste ranking. Outras universidades brasileiras ranqueadas nessa pesquisa foram a Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, na posição 232, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, na colocação 304 e a Unesp, Universidade Estadual Paulista, na posição 489.

Baixar arquivo
Geral

PGR pede alterações em edital de compra de câmeras corporais em SP

A manifestação dessa terça-feira foi motivada por uma ação movida pela Defensoria Pública de São Paulo e outras entidades de direitos humanos junto ao STF que questionavam diversas regras, como a de não prever acionamento automático da câmera, e ter tempo considerado curto para o armazenamento de imagens, de apenas 30 dias.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Atos públicos relembram dois anos dos assassinatos de Bruno e Dom

Os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips completam dois anos nesta quarta-feira. Foi no dia 5 de junho de 2022, no Vale do Javari, na Amazônia. Em homenagem, o Ministério dos Povos Indígenas promove hoje atos públicos em Brasília para lembrar a data.

Baixar arquivo