Cartórios já podem emitir autorização de viagem internacional a jovens

Publicado em 06/02/2023 - 19:00 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira (06), os Cartórios de Notas de todo o país passam a emitir Autorização Eletrônica de Viagem Internacional para menores de idade. 

O serviço, fruto de um convênio com a Polícia Federal, atende pais de crianças ou jovens menores de 18 anos que necessitam viajar por transporte aéreo para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsáveis.

O processo de emissão da autorização eletrônica para viagem internacional de menores é feito através de um aplicativo para celular Android ou IOS disponível na plataforma e-Notariado, no site e-notariado.org.br 

Na página, após preencher um formulário na área 'cidadão', os pais ou responsáveis têm a opção de realizar o reconhecimento da assinatura para o documento eletrônico de forma presencial ou por videoconferência, como explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira.

Para a emissão da autorização de viagem por videoconferência, os pais precisam de um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, este último emitido gratuitamente.

Giselle Oliveira, explica que a experiência com a emissão de Autorização Eletrônica de Viagem Nacional foi aprimorada para oferecer o novo serviço, que a presidente do colégio notarial avalia como seguro.

Mesmo com a oferta da autorização eletrônica, a opção pelo modelo físico de autorização para viagem internacional para menores permanece disponível em Cartórios de Notas do país.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle foi assassinada para proteger interesses da milícia, diz PGR

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal conclui que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, teve como motivação a proteção de interesses econômicos de milícias e a intimidação de ativida

Baixar arquivo