Incra pede anulação da compra de fazenda por estrangeiro na Amazônia

Publicado em 28/02/2023 - 19:00 Por Victor Litaiff - Rádio Encontro das Águas - Manaus (AM)

A Amazônia é um dos lugares mais cobiçados devido a sua biodiversidade, fauna e também pelos minérios ainda pouco explorados em seu solo devido a conservação do meio ambiente deste bioma brasileiro.

A procura por terras no estado do Amazonas tem sido recorrente. Por conta disso, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA, solicitou a anulação da compra de mais de 150 mil hectares feita por uma empresa europeia,. Localizada entre os municípios de Pauini e Boca do Acre, no Amazonas, além de Manuel Urbano, no Acre, a Fazenda Novo Macapá, que era da empresa brasileira Batisflor, foi comprada pela empresa AgroCórtex, um grupo controlado por europeus segundo o Incra.

A legislação brasileira impõe algumas restrições para aquisições de terra por pessoas, ou empresas estrangeiras O instituto denuncia que as empresas não apresentaram requerimento para aquisição, ou arrendamento, aluguel de terras, projeto de exploração do imóvel rural e outros documentos necessários para concluírem a transação que foi feita há mais de anos.

O senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), diz que recebeu as denúncias sobre essa aquisição de terras amazonenses. E também o pedido de CPI para investigar ONGs que possam estar fazendo compras ilegais de terras na região.

Acompanhe na reportagem de Victor Litaiff. 

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Vôlei de praia: definidas duplas femininas brasileiras pra Olímpiadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que semente do açaí pode tratar transtornos de ansiedade

Os pesquisadores de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, descobriram que a semente do açaí age de maneira benéfica no sistema nervoso central, desempenhando uma ação ansiolítica.

Baixar arquivo
Geral

STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado ao pagamento da multa por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha de 2022 foi mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal.

Baixar arquivo
Geral

Acampamento Terra Livre deve reunir mais de 6 mil indígenas

O evento começa nesta segunda-feira (22) e é considerado a maior mobilização indígena do país com representantes de centenas de povos.

Baixar arquivo